Perguntas frequentes sobre a aplicação ViCare

Descarregar a aplicação ViCare
© 35mmf2 / Shutterstock.com

Como funciona a aplicação ViCare, o que me permite fazer, que funcionalidades tem e como instalar corretamente a aplicação? Abaixo encontrará as respostas, juntamente com informações úteis sobre as perguntas mais frequentes sobre a aplicação ViCare.

Compatibilidade

A lista completa de sistemas de aquecimento está dividida em duas categorias, consoante o sistema tenha ou não um módulo WiFi integrado. Consulte o seu instalador para se certificar de que obtém a solução correcta.

Todos os aparelhos de aquecimento da nova geração da Viessmann são compatíveis com os componentes ViCare. Se o seu aparelho de aquecimento tiver um módulo WiFi com a indicação "0019", é compatível com a função ViCare Smart Climate. Os seguintes aparelhos de parede ou compactos com módulo WiFi integrado são compatíveis e podem ser ligados diretamente à solução:

  • Vitodens 2xx (ano de fabrico 2019 ou posterior).

Segue-se uma lista de sistemas de aquecimento da geração anterior que funcionam com dispositivos ViCare em combinação com um Viessmann Vitoconnect OPTO2:

Vitocal

  • Vitocal 200-S, tipo WO1A, WO1B, WO1C
  • Vitocal 222, tipo: WO1A, WO1B
  • Vitocal 222-S, tipo WO1C
  • Vitocal 242-S, tipo WO1C

Vitodens

  • Vitodens 200, tipo: HO1B, HO2B, HO2C
  • Vitodens 200-W, tipo: HO1, HO1A, HO1B
  • Vitodens 2xx-W, tipo: B2HA, B2KA, B2LA, B2TA, B2SA, tipo: HO1B

Vitorondens

  • Vitorondens 200-T, tipo: KO2B
  • Vitorondens 222-F, tipo: KO2B

Instalação e registo

Siga os passos abaixo para ligar o seu sistema de aquecimento Viessmann à aplicação ViCare:

  1. Descarregar a aplicação ViCare (iOS ou Android).
  2. Siga as instruções na aplicação ViCare.

Para se registar, crie uma conta de utilizador na aplicação em "Criar nova conta". Para criar a sua conta, terá de fornecer as seguintes informações:

  • Nome  
  • Morada
  • Telefone

Também terá de indicar o local da sua instalação de aquecimento, caso seja diferente da sua morada. Esta informação ajuda o técnico a encontrar o seu endereço exato após a liquidação do serviço. Por fim, deve aceitar a política de privacidade e as condições de utilização para concluir o processo. A aplicação ViCare está agora configurada.

Pode descarregar a aplicação ViCare a partir da App Store ou da Google Play Store. Tenha em atenção os requisitos mínimos para o seu sistema operativo.

ViCare é uma aplicação nativa, ou seja, desenvolvida para um sistema operativo móvel. Atualmente, não existe uma versão para PC.

O módulo Vitoconnect pode ser facilmente registado através de plug & play. Basta digitalizar o código QR fornecido com o seu smartphone. Para tal, certifique-se de que a unidade de controlo Vitoconnect e o Vitotronic do sistema de aquecimento estão ligados à fonte de alimentação e à Internet através do cabo fornecido. Ao ler o código, o Vitoconnect liga-se à sua conta na aplicação ViCare. Para tal, é necessário descarregar a aplicação e criar uma conta de utilizador.

Basta descarregar a aplicação ViCare no seu novo dispositivo. Em seguida, inicie sessão com o seu endereço de correio eletrónico e palavra-passe. Não é necessário criar uma nova conta ou reconfigurar a aplicação. Uma vez iniciada a sessão, pode continuar a utilizar os serviços da aplicação ViCare.

Por razões de segurança, a Vitoconnect está permanentemente ligada à unidade de controlo do respetivo sistema de aquecimento. Antes de adquirir um novo sistema de aquecimento Viessmann, a Vitoconnect deve ser reiniciada. Para o efeito, envie uma mensagem de correio eletrónico para o seguinte endereço: td@viessmann.com. Este procedimento deve ser efectuado a partir do endereço no qual registou a sua Vitoconnect. De seguida, instale o Vitoconnect e ligue-o ao novo sistema de aquecimento.

O código QR também está localizado na caixa do Vitoconnect, diretamente na placa de circuitos. Desligue os cabos de alimentação e USB do Vitoconnect e retire a tampa da caixa. A melhor forma de o fazer é puxar a caixa na sua direção na parte inferior e depois levantá-la. Para obter informações detalhadas, consulte o passo 1 do ficheiro PDF "Colocação em funcionamento".

Basicamente, o sistema operativo, ou seja, a aplicação ViCare, informa-o quando e quais as actualizações disponíveis. O utilizador confirma esta notificação e, em seguida, descarrega e instala as actualizações. Com as definições correctas no seu smartphone, as actualizações podem ser descarregadas automaticamente.

As extensões disponíveis serão instaladas com as actualizações da aplicação. Por conseguinte, deve manter a aplicação sempre actualizada. Após cada atualização, uma notificação informá-lo-á sobre as novas funcionalidades e alterações.

Descarregar a aplicação ViCare

Torne o seu aquecimento inteligente com ViCare. Desfrute de um calor perfeito e de paz de espírito.

Conectividade

Ligar o seu sistema de aquecimento Viessmann à Internet, controlá-lo com a aplicação ViCare e visualizar os seus dados de consumo tem muitas vantagens.

  • Conforto
  • Actualizações
  • Segurança
  • Garantia

Além disso, depois de ter ligado o seu sistema de aquecimento, tem também a possibilidade de prolongar a sua garantia de dois para cinco anos. Para que a extensão da garantia seja válida, o seu sistema de aquecimento deve permanecer online e ligado durante todo o período.

Leia abaixo para obter mais informações sobre a conetividade em sua casa e o seu sistema Viessmann.

  1. Descarregar a aplicação ViCare para o seu dispositivo iOS ou Android.
  2. Crie a sua conta ViCare.
  3. Digitalize o código QR no seu aparelho de aquecimento.

Dica: Certifique-se de que introduz o endereço de e-mail correto para iniciar sessão na aplicação ViCare e actualize a sua palavra-passe pelo menos de seis em seis meses.

  • O router WiFi deve ser protegido por uma palavra-passe WPA2 suficientemente segura, que deve ter no mínimo 8 caracteres e no máximo de 63.
  • Certifique-se de que o router WiFi tem sempre a última atualização de firmware.
  • A ligação entre o gerador de calor e o router WiFi não deve ser não encriptada.
  • Utilizar uma ligação à Internet com elevada disponibilidade, de preferência com uma tarifa fixa (sem restrições de tempo ou de volume de dados).
  • A frequência do sinal WiFi deve ser de 2,4 GHz para uma melhor ligação.
  • O DHCP (endereçamento dinâmico de IP) deve estar ativado.

Os parâmetros de encaminhamento e segurança devem ser configurados na rede IP (LAN).

  • Para ligações directas de saída, ativar as seguintes portas:
    • Porta 80
    • Porta 123
    • Porta 443
    • Porta 8883

Nota: Se não estiver familiarizado com este processo, pode ser aconselhável consultar um especialista em TI que o possa ajudar com a configuração.

  • Certifique-se de que tem uma ligação estável à Internet através do seu fornecedor de serviços Internet.
  • Se mudou recentemente de fornecedor e/ou router, restabeleça a ligação.
  • Verifique a intensidade do sinal na aplicação ViCare (Definições -> Dispositivos -> Módulo de comunicação).
  • Se tiver um aparelho de aquecimento Viessmann da geração mais antiga com o módulo de comunicação externo Vitoconnect, tente colocá-lo num local com um sinal mais forte. Se for necessário voltar a emparelhar os dispositivos, desloque-se para a secção "Emparelhamento Vitoconnect".
  • Na área "Notificações" do ViCare, pode verificar se a Viessmann está atualmente a efetuar trabalhos de manutenção ou se o sistema está a ser reiniciado após uma interrupção temporária.
  • Se estas dicas não ajudarem ou se a intensidade do sinal for demasiado baixa, reinicie o seu módulo de comunicação. Pode efetuar a reposição através de Definições > Dispositivos > Módulo de comunicação.
  • Se o router estiver localizado a alguma distância do seu sistema de aquecimento, é possível instalar um amplificador de sinal WiFi em sua casa.
  • Se tiver um controlo de divisão individual, a instalação de um repetidor ViCare pode melhorar as comunicações entre dispositivos.

Para voltar a ligar a aplicação ao Vitoconnect, siga estes passos:

  1. Primeiro, prima o botão de reset no Vitoconnect durante alguns segundos.
  2. Actualize as definições de WiFi na aplicação ViCare: Definições > Dispositivos > Módulo de comunicação > Definições de rede.
  3. A aplicação pedirá o seu número de série. A forma mais fácil de o introduzir é digitalizar o código QR anexado ao seu Vitoconnect.
  4. A aplicação está agora pronta a ser utilizada.

Funcionamento

Todas as informações sobre as funções e a operação da aplicação ViCare podem ser encontradas na página da aplicação ViCare.

Para além das temperaturas do circuito de aquecimento, é possível visualizar as temperaturas da água quente sanitária e do exterior. Todas as informações disponíveis são apresentadas numa vista clara em mosaico. Os modos de aquecimento também são apresentados.

O programa horário é apresentado sob a forma de um calendário com um relógio e, quando se está em casa, é apresentado um símbolo de casa.

Pode definir os modos Confort e Party com a aplicação ViCare. Isto permite-lhe equilibrar convenientemente o desempenho. Pode definir estas opções com dispositivos Android e iOS.

O modo poupança só pode ser definido se a unidade de controlo do seu sistema de aquecimento suportar esta função. Caso contrário, não será possível efetuar estas definições através da aplicação.

Mensagens de erro e falhas

Se a aplicação ViCare não se ligar ao sistema de aquecimento, verifique se existe uma ligação à Internet.

Feche completamente a aplicação. Se tiver um produto Apple, prima duas vezes o botão Início e deslize a aplicação para cima para a fechar. Em seguida, reinicie a aplicação. A aplicação ViCare deve voltar a funcionar. Para garantir a segurança, verifique também se existem actualizações da ViCare na App Store ou na Play Store. Certifique-se também de que o seu sistema operativo cumpre os requisitos mínimos. Especificamente, iOS 10.3 ou Android 4.4 e superior.

Se as falhas ocorrerem na própria aplicação, contactar vicare-service@viessmann.com. Se as falhas ocorrerem no sistema de aquecimento, contacte um técnico Viessmann ou o seu instalador de aquecimento.

A aplicação ViCare só apresenta a temperatura exterior se o controlador de aquecimento tiver esta função. Isto significa que a temperatura exterior só está disponível se o sistema de aquecimento tiver compensação meteorológica e estiver equipado com um sensor de temperatura exterior.

Atualmente, a aplicação ViCare não permite a visualização da temperatura do fluxo.

Para saber a temperatura da água da caldeira, aceda ao item de menu "Definições", desloque-se para "Aparelhos" e prima "Caldeira". A temperatura da água da caldeira é apresentada para todos os sistemas de aquecimento a   gás e a gasóleo

No ecrã inicial da aplicação ViCare, existe uma função "Esqueci-me da minha palavra-passe". Introduza o endereço de correio eletrónico com o qual se registou. Receberá então um e-mail com o qual poderá atribuir uma nova palavra-passe.

Verifique a posição do seu router e verifique todos os cabos de ligação.

Se ambos estiverem correctos, instale um repetidor WiFi para amplificar o sinal WiFi. Isto deverá permitir uma ligação estável entre o seu smartphone e o sistema de aquecimento.

A temperatura real só é apresentada se a aplicação receber estes dados do sistema de aquecimento. Para tal, a unidade de controlo do aquecimento deve estar equipada com a função necessária. Se não tiver instalado um termómetro ambiente, como um telecomando, não existem dados para o mesmo e a aplicação apresenta "--".

Privacidade

Somos uma empresa familiar com mais de 100 anos de história e com os mais elevados padrões de qualidade. Consideramo-nos um parceiro fiável na vida dos nossos clientes. O tratamento transparente dos seus dados é uma parte fundamental desta fiabilidade.

  • Segurança: Revemos constantemente os nossos sistemas para garantir o mais elevado nível de segurança dos dados dos nossos utilizadores. Trabalhamos em conformidade com o RGPD e os nossos sistemas de comunicação de dados são certificados pela VDE.

  • Servidores: Os nossos servidores estão localizados na UE. Os seus dados serão tratados de forma confidencial e só estarão acessíveis ao utilizador e, se for caso disso, ao seu parceiro comercial, caso tenha efectuado uma encomenda de serviços online com ele.

  • Qualidade: Os nossos elevados padrões Viessmann também se aplicam aos nossos produtos digitais. Além disso, seguimos sempre as melhores práticas do sector.

Onde posso encontrar o aviso legal da Viessmann?

Pode consultar o nosso aviso legal em qualquer altura aqui:

Não encontrou uma resposta para a sua pergunta?

Podemos ajudar-vos?

Seleccione o produto da sua escolha

Procurar o seu produto