O aquecimento não aquece, o que é que se pode fazer?

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Não convencional / Shutterstock.com

Quando está frio lá fora e nos apercebemos disso dentro de casa, é nessa altura que ligamos o aquecimento e aumentamos as temperaturas de funcionamento da caldeira para obter esse conforto dentro de casa.

Mas o que acontece se notarmos que a nossa casa não está a aquecer, que o nosso aquecimento não está a funcionar corretamente?

A maioria das avarias da caldeira são notadas quando os radiadores não aquecem, isto acontece normalmente no início da estação de aquecimento, a nossa caldeira tem estado a funcionar no modo de verão, produzindo apenas água quente ou mantendo temperaturas mínimas e quando chega o tempo frio mudamos o modo de funcionamento e pedimos à caldeira para começar a trabalhar para obter temperaturas mais elevadas.

Neste artigo, explicamos em que casos deve chamar um técnico especializado e em que outros casos pode tentar resolver o problema sozinho.

Identificar as avarias e quando chamar um técnico de aquecimento

Quando é que devo chamar um técnico de aquecimento? De preferência, imediatamente após ter detectado a avaria e/ou determinado a possível avaria. Para decidir se é a altura certa para chamar um técnico, listamos as causas mais comuns para o mau funcionamento do seu sistema de aquecimento e porque é aconselhável chamar um técnico especializado para resolver o problema.

Em casos individuais, as causas podem, naturalmente, ser diferentes das situações descritas. A medida correcta para corrigir a avaria depende da tecnologia utilizada e das condições específicas do local. Se o seu sistema de aquecimento não estiver a funcionar corretamente, recomendamos que procure sempre o conselho de um técnico de aquecimento.

Se o seu sistema de aquecimento não aquece, a primeira coisa que deve verificar é a própria caldeira. Para certas avarias, o visor da sua caldeira mostrará um código de erro, estes códigos são especificados e descritos numa tabela no manual de serviço da sua caldeira Viessmann. Tome nota do código de erro que aparece no ecrã e consulte o seu técnico de aquecimento, indicando o código acima referido, o que permitirá uma melhor solução para o problema. O seu técnico indicar-lhe-á, sempre que possível, as medidas que pode tomar para resolver o problema. Nos casos em que não é possível resolver o problema, o técnico terá as informações necessárias para preparar o material e as acções necessárias para uma melhor reparação e manutenção da sua instalação.

Os radiadores não aquecem ou apenas alguns radiadores aquecem?

Se as válvulas de corte do radiador estiverem abertas (ou as cabeças termostáticas estiverem abertas) mas os radiadores não aquecerem, há duas causas possíveis:

  1. A caldeira está a funcionar perfeitamente, é detectado calor no tubo de saída da caldeira, mas não chega calor aos radiadores, notando-se normalmente que apenas a parte superior dos radiadores é aquecida ou apenas alguns dos radiadores são aquecidos e outros permanecem frios.
  2. Se o sistema de aquecimento não funcionar, pode haver uma avaria na própria caldeira ou no sistema da caldeira e da bomba de reforço.

Verifique as definições do seu sistema de aquecimento:

  • A função "Serviço de verão" ainda está ativa?
  • A caldeira está apenas no modo AQS (água quente sanitária)?
  • A hora do sistema está corretamente definida?
  • O sistema foi reposto para as definições de fábrica após uma falha de energia?

Estas definições podem ser lidas diretamente no visor do seu sistema de aquecimento Viessmann. Na maioria dos sistemas Viessmann, podem ser alteradas através de um controlo remoto ou através do próprio visor da caldeira. No caso de sistemas de aquecimento mais antigos, recomenda-se a consulta de um técnico especializado. Desta forma, evitam-se danos causados por ajustes incorrectos.

Neste caso, o técnico de aquecimento terá provavelmente de voltar a pôr a funcionar uma válvula termostática ou torneira encravada ou substituir o termóstato, no caso das válvulas termostáticas. A razão para este problema pode ser que, depois de o termóstato ter sido colocado na posição zero ou de proteção contra o gelo durante muito tempo no verão, a válvula tenha ficado entupida e já não permita que a água de aquecimento flua para o radiador.

O radiador tem de ser ventilado pelo técnico de aquecimento. Motivo: Existe ar no circuito de aquecimento. É possível que o radiador possa ser purgado pelo próprio utilizador. Nas nossas instruções para purgar o sistema de aquecimento, mostramos-lhe como fazê-lo e o que tem de fazer. No entanto, tenha em atenção que é necessário efetuar uma verificação posterior e, se não tiver a certeza, é melhor consultar um especialista.

O técnico de aquecimento deve efetuar um ajuste hidráulico. A razão: a água no circuito de aquecimento não está distribuída uniformemente, pelo que os rácios de pressão entre os radiadores individuais são demasiado diferentes. Isto pode ocorrer, por exemplo, após a substituição de vários radiadores ou a renovação da caldeira.

Motivo: A bomba de aquecimento não está a funcionar corretamente. Para verificar, pode segurar uma chave de fendas com a ponta encostada ao corpo da bomba e ouvir o cabo da chave de fendas para ver se se ouvem vibrações ou ruídos de fluxo. Caso contrário, a bomba de aquecimento não funciona. Informar o técnico de aquecimento do problema. Ele reparará ou substituirá a bomba.

O mau funcionamento de uma caldeira pode ter várias causas. O técnico de aquecimento pode ler a avaria correspondente a partir do código de erro no ecrã do seu sistema de aquecimento Viessmann. Em seguida, elimina o código, efectua as reparações necessárias e, na melhor das hipóteses, volta a ligar a caldeira. É preferível ter o código pronto quando chamar o técnico especializado. Desta forma, pode estar mais bem preparado.

A causa do problema pode dever-se a uma falta de abastecimento de combustível. Verifique o abastecimento de combustível ao seu sistema de aquecimento:

  • No caso de uma caldeira a gás, a torneira está aberta ou fechada, há gás suficiente no depósito (em instalações sem tubagem), verificou a pressão no depósito de gás (consulte o seu distribuidor de gás)?
  • No caso de uma caldeira a óleo, verificou o nível do depósito de combustível?

Mande verificar o seu sistema de aquecimento, o seu reservatório de óleo ou a ligação de gás por um especialista, consoante o sistema de aquecimento que estiver a utilizar. Nunca deixe que os depósitos de óleo ou de gás fiquem completamente vazios. Se os indicadores de nível descerem abaixo do nível de enchimento necessário - normalmente 15 a 20 centímetros para o óleo - o queimador já está a receber pouco ou nenhum combustível.

Se o sistema de aquecimento não puder ser aceso, também pode ser porque o interrutor de emergência foi acidentalmente ativado. Uma pequena luz no interrutor de emergência, ou a alavanca magneto-térmica (normalmente designada por automática) está em baixo, indica se o interrutor está "On" ou "Off". Prima novamente o interrutor e reinicie a caldeira ou levante a alavanca magneto-térmica. Se não tiver a certeza, consulte o seu técnico de aquecimento.

Como evitar reparações dispendiosas

Se a temperatura exterior baixar e o seu sistema de aquecimento não funcionar, isso pode não só representar um sério inconveniente em termos de conforto e incómodo para os dias e noites em que pode ficar sem serviço, tanto de aquecimento como de água quente sanitária, mas também pode causar sérios danos aos tubos do seu sistema de aquecimento, pois no seu interior existe água que pode congelar e provocar a rutura dos tubos, tanto os visíveis como os embutidos nas paredes.

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