Saccharum Hotel Resort & SPA com climatização Viessmann

Já se encontra em funcionamento, soberbo e junto ao mar e à Marina da Calheta, o novo SACCHARUM HOTEL RESORT & SPA. Sobranceiro ao mar e próximo da Marina da Calheta, o foi concebido com um enquadramento natural e paisagístico de excecional qualidade, que permite desfrutar, em simultâneo, da proximidade do mar e da montanha. Sob a égide do conceito de hotel design, o resort foi projetado pelo atelier de arquitetura RH+, dos arquitectos Roberto Castro e Hugo Jesus, enquanto o design de interiores ficou a cargo da designer Madeirense Nini Andrade Silva. O SACCHARUM HOTEL RESORT & SPA foi concebido de forma a permitir desfrutar, em simultâneo, da proximidade do mar e da montanha.
O hotel dispõe de 175 quartos, 6 suites e 62 apartamentos e foi especialmente pensado para oferecer o máximo de luxo, qualidade e conforto. No que diz respeito às especialidades de AVAC, as mesmas ficaram a cargo da empresa instaladora EFEN HOTELARIA. A selecção dos equipamentos foi planificada e ponderada tendo em conta o novo enquadramento legal de eficiência energética, a aplicação da ErP, bem como os benefícios ambientais e financeiros (críticos e fundamentais na hora de decisão). Dessa forma conseguiu-se de forma integrada e estruturada responder de forma perfeita às necessidades do cliente e da instalação.

Dessa forma, para a produção de AQS (águas quentes sanitárias) a solução técnica recaiu na instalação de 4 caldeiras murais de condensação modelo Vitodens 200-W de 100 kW cada (perfazendo assim uma potência total instalada de 400 kW), a funcionar em regime de cascata. Esta caldeira, topo-de–gama, já incorpora o queimador cilíndrico modulante matrix, um permutador em aço inoxidável com 10 anos de garantia e bombas circuladoras de alta eficiência e de caudal variável. No que concerne à combustão, esta é controlada com recurso a uma sonda Lambda Pro Control que dispensa o kit de transformação para gás propano e garante que a caldeira seja afinada de forma contínua. Recorrendo a uma bateria de 4 caldeiras em linha consegue-se instalar 400 kW. Ao facto de necessitar de muito pouco espaço de implantação, esta solução acumula ainda duas vantagens cruciais: a condensação e a modulação. A tecnologia de condensação permite minimizar os consumos energéticos dado se utilizar o calor latente dos gases (obtendo-se assim rendimentos estacionais até 109 % (em relação ao PCI). Por seu lado cada caldeira efectua uma modulação apartir dos 30 %, permitindo assim que a potência instalada se adeque de forma perfeita às necessidades do hotel, desde os 30 kW aos 400 kW. Tudo isto com um objectivo em mente, a satisfação do cliente, por baixos consumos energéticos, por elevada classe energética do hotel, pela fiabilidade do sistema e pela redução da pegada ecológica devido à redução de emissões poluentes (classe 5 de NOx). Este sistema encontra-se certificado como sistema de conjunto, pelo que pôde e foi instalado com chaminé colectiva. Mais uma solução (dimensionada pela Viessmann à medida das necessidades da instalação) que facilitou a planificação do projectista e a montagem do instalador.

A Viessmann, ao longo dos anos, tem-se posicionado sempre um passo à frente em competência e desenvolvimento tecnológico, explorando e inovando em soluções cada vez mais inteligentes e eficientes ao nível energético. Nesse sentido, encontra-se já preparada para respeitar e estar em conformidade com os novos desafios impostos pela União Europeia e que serão introduzidos a partir de 26 de Setembro de 2015. A partir desta data entrarão em vigor a Directiva ErP – Produtos Relacionados com Energia (2009/125/EC) e a Ecolabelling (ELD) - Etiquetagem energética (2010/30/EC), que terão de ser obrigatoriamente cumpridas por todos os estados membros.

Setembro de 2015

46833144_XL.jpg