Parceria Termomat e Viessmann organiza novas Jornadas Técnicas sobre a Directiva ErP e a Etiquetagem Energética

Foi no passado dia 17 de Setembro que se realizaram mais umas Jornadas Técnicas dedicadas ao tema Directiva ErP e a Etiquetagem Energética. O evento, organizado pela parceria Termomat/Viessmann, teve lugar no Centro Cultural de Leça do Balio, Porto, contando com a presença de vários representantes importantes de Gabinetes de Projecto e Instaladores.

Coube ao Diretor Geral da Viessmann para a Península Ibérica, Jürgen Gerhard, abrir estas Jornadas com a apresentação do Grupo, destacando os três novos conceitos chave da empresa: Híbrido (Hybrid), Comunicação (Connect) e Energia (Power), apresentados durante a Feira ISH 2015 em Frankfurt.

Seguiu-se a apresentação do Eng.º Rafael Lourenço, Diretor Técnico da Termomat, com destaque para a gama completa de produtos e tecnologias para todos os tipos e fontes de energia. São inúmeras as vantagens que esta reconhecida marca oferece, desde a versatilidade de instalação dos seus produtos, passando pela oferta de 10 anos de garantia para os permutadores de calor, aos rendimentos normalizados na ordem dos 93 e 109%, à possibilidade de fornecimento de instalações combinadas de aquecimento e eletricidade, entre outras. Foram igualmente demonstrados casos reais concretos de sistemas combinados com utilização de diferentes tecnologias, como foi o caso de um Centro Escolar, onde foi utilizada a biomassa e a tecnologia de baixa temperatura para atingir uma redução substancial tanto de combustível como de emissões de CO2. O mesmo foi demonstrado num Hospital, num Polidesportivo com piscina e numa Central Térmica, onde a combinação da Cogeração, Biomassa, caldeiras de grande potência de água quente e de vapor a alta pressão representa uma solução económica para edifícios grandes com elevados consumos de aquecimento e eletricidade, sendo possível registar elevadas reduções de CO2 e poupanças energéticas na ordem dos 10%.

Tomou depois a palavra Dra. Olga Duarte, Diretora Comercial da Termomat, com a abordagem da nova Directiva Europeia ErP sobre etiquetagem obrigatória da eficiência energética nos sistemas de aquecimento a entrar em vigor já no próximo dia 26 de Setembro. “Todos os equipamentos comercializados pela Viessmann já estão preparados para a nova Directiva ErP”. Adicionalmente, a Viessmann oferece aos seus instaladores e distribuidores um programa que determina a classe de eficiência energética e gera a etiqueta correspondente. Coube ainda à Dra. Olga Duarte falar das grandes novidades apresentadas pela Viessmann na Feira ISH. Exemplo disso é a nova caldeira híbrida de condensação Vitocrossal 200 até 311 kW com 229 lts de capacidade de água, a nova caldeira híbrida a pellets Vitoligno 300 até 48 kW com extracção de cinzas completamente automática, controladores com touch screen e display a cores, novos equipamentos de cogeração, novo painel solar com placa de absorção SolProSelect que deixa de absorver quando não há demanda, novos depósitos com isolamento reforçado para melhorar a eficiência e o lançamento para o setor da restauração e hotelaria de equipamentos e acessórios de refrigeração.

De seguida, Ana Leal, Coordenadora de Marketing da Viessmann para Portugal, fez a exposição da participação nos meios de comunicação com exemplos práticos de instalações de referência em Portugal. Finalmente, Paulo Correia, Diretor Geral da Loja Industria, empresa que presta os serviços de Assistência Técnica Oficial dos equipamentos Viessmann no Território Nacional, sublinhou a importância dos serviços pós-venda como resposta adicional ao apoio na instalação, comissionamento, extensão da garantia, manutenção preventiva e corretiva. “É importante mencionar a excelente qualidade dos materiais da Viessmann e a formação contínua dos seus técnicos”.

Setembro 2015

20150917_152801_XL.jpg