Hotel PortoBay Liberdade com climatização Viessmann

O PortoBay Liberdade é o novo hotel de cinco estrelas do grupo PortoBay em Lisboa e encontra-se situado na rua Rosa Araújo, a 30 metros da Avenida da Liberdade, a mais luxuosa avenida de Portugal e em pleno centro da cidade. A sua localização permite efectuar um agradável passeio a pé pelas principais atrações turísticas da cidade de Lisboa, tais como o Castelo de São Jorge, Alfama, Rossio, Praça do Comércio, Chiado e claro, o Bairro Alto. Embora tenha sido construído de raiz pelo grupo português PortoBay Hotels & Resorts, o projecto do Arq. Frederico Valsassina preservou a histórica fachada dos palacetes lisboetas do início do séc. XX, numa dialética entre antigo e contemporâneo. Relativamente às especialidades de AVAC, as mesmas ficaram a cargo da empresa instaladora CME. A perspetiva energética, sempre importante, e hoje em dia mais do que nunca, foi ponderada na definição e no desenvolvimento da solução, tendo em linha de conta as limitações físicas do espaço em análise (a cobertura alberga também zonas de lazer e sociais), a funcionalidade, as condições de manutenção, a fiabilidade das instalações e, naturalmente a sua viabilidade económica.

Assim, para a produção de AQS (águas quentes sanitárias) optou-se pela solução de instalar na cobertura o sistema produtor de energia Viessmann, composto por 12 painéis solares de tubos de vácuo modelo Vitosol 200 T SP2A de 3,02 m2 de absorção (perfazendo uma área total de 36,24 m2) e por 4 caldeiras murais de condensação modelo Vitodens 200 W de 100 kW cada (perfazendo assim uma potência total instalada de 400 kW), a funcionar em regime de cascata. Quanto ao sistema de acumulação sanitário, encontra-se instalado no piso 4 e é composto por 4 depósitos acumuladores verticais da marca ZANI modelo ACS 5000 com uma capacidade unitária de 5000 litros (perfazendo um volume total de acumulação de 20000 litros). De forma a garantir a segurança do sistema em caso de excesso de produção solar, instalou-se junto dos Vitosol 200 T SP2A um aerotermo da marca Jaga modelo Unit 221. Conseguiu-se assim uma solução simples, segura, versátil e de elevada fiabilidade e eficiência energética.

A opção escolhida para os painéis tubos de vácuo Vitosol 200 T SP2A da VIESSMANN adveio da necessidade de minimizar o espaço deste tipo de equipamentos na arquitectura do edifício, possibilitando ainda a utilização parcial da cobertura por parte dos hóspedes, sem colocar em causa o funcionamento e aproveitamento da energia solar. O Vitosol 200-T é um colector solar em tubos de vácuo, construído em cristal de elevada resistência, com a superfície de captação altamente selectiva de titânio solar, cujo absorvedor é integrado no interior de um tubo de vácuo, protegendo-o da influência e contaminação pela água. À semelhança dos restantes colectores solares Viessmann, foi concebido para atingir uma vida útil superior à média. Para tal, recorreu-se à utilização de materiais de primeira qualidade resistentes à corrosão, como o vidro, alumínio, cobre e o aço inoxidável. O absorvedor integrado no tubo de vácuo protege-o dos agentes meteorológicos e da sujidade, garantindo simultaneamente um elevado aproveitamento da energia durante muito tempo.

Como não podia deixar de ser, o Vitosol 200 T encontra-se devidamente certificado e aprovado, de acordo com a SOLAR KEYMARK, homologado segundo as normas de qualidade Europeias EN12975-2 e as normas ISO 9806, possui também o símbolo ecológico Alemão "Blue Ángel", o certificado de qualidade do Instituto SPF em Rapperswil (Suíça) e os certificados de fabrico ISO 9001 e ISO 14001. Com a implementação desta solução, conseguiu-se minimizar francamente a pegada ecológica, tendo-se obtido os seguintes benefícios energéticos e ambientais:

• Consumo de energia primária de origem fóssil evitado:
            221,73 GJ/ano = 61592 MWh/ano (4916 kg de Gás Natural/ano)

• Emissões de gases com efeito de estufa evitadas:
            12,44 ton CO2 equivalente/ano

No que concerne às caldeiras, a escolha recaiu sobre o modelo Viessmann Vitodens 200 –W de 100 kW. Esta caldeira, topo-de–gama, já incorpora o queimador cilíndrico modulante matrix, um permutador em aço inoxidável com 10 anos de garantia e bombas circuladoras de alta eficiência e de caudal variável. No que concerne à combustão, esta é controlada com recurso a uma sonda Lambda Pro Control que dispensa o kit de transformação para gás propano e garante que a caldeira seja afinada de forma contínua. Recorrendo a uma bateria de 4 caldeiras em linha consegue-se instalar 400 kW. Ao facto de necessitar de muito pouco espaço de implantação, esta solução acumula ainda duas vantagens cruciais: a condensação e a modulação. A tecnologia de condensação permite minimizar os consumos energéticos dado se utilizar o calor latente dos gases (obtendo-se assim rendimentos estacionais até 109 % (em relação ao PCI). Por seu lado cada caldeira efectua uma modulação a partir dos 30 %, permitindo assim que a potência instalada se adeque de forma perfeita às necessidades do hotel, desde os 30 kW aos 400 kW. Tudo isto com um objectivo em mente, a satisfação do cliente, por baixos consumos energéticos, por elevada classe energética do hotel, pela fiabilidade do sistema e pela redução da pegada ecológica devido à redução de emissões poluentes (classe 5 de NOx).

A Viessmann, ao longo dos anos, tem-se posicionado sempre um passo à frente em competência e desenvolvimento tecnológico, explorando e inovando em soluções cada vez mais inteligentes e eficientes ao nível energético. Nesse sentido, encontra-se já preparada para respeitar e estar em conformidade com os novos desafios impostos pela União Europeia e que serão introduzidos a partir de 26 de Setembro de 2015. A partir desta data entrarão em vigor a Directiva ErP – Produtos Relacionados com Energia (2009/125/EC) e a Ecolabelling (ELD) - Etiquetagem energética (2010/30/EC), que terão de ser obrigatoriamente cumpridas por todos os estados membros.

Os equipamentos Viessmann fornecidos e instalados no PortoBay Liberdade respeitam e cumprem já na íntegra a Legislação, que entrará em vigor apenas em Setembro. Mais uma prova de que a Viessmann se encontra na vanguarda da tecnologia.

Abril de 2015

PortoBay_XL.jpg

Cobertura do Hotel PortoBay Liberdade, com instalação de painéis solares Viessmann

Vitosol-200-T_Typ_SP2A_Schnitt_XL.jpg