A Viessmann lança ferramenta para o cálculo e criação de etiquetas de eficiência energética

A partir de 26 de setembro de 2015, os equipamentos de aquecimento deverão incluir uma etiqueta energética de acordo com a Diretiva Europeia ErP. Todos os equipamentos da Viessmann serão fornecidos com a sua etiqueta de eficiência energética e  dados técnicos correspondentes. No caso dos sistemas combinados de aquecimento e água quente, a Viessmann coloca à disposição do instalador uma ferramenta de cálculo para criar a etiqueta combinada  correspondente.

A etiqueta de eficiência energética comum a toda a Europa pretende servir de base de comparação para os construtores e instaladores, que a poderão utilizar como guia aquando da aquisição de um novo equipamento de aquecimento. A eficiência energética sazonal dos geradores de calor é determinada através de um procedimento de cálculo estabelecido pela Comissão Europeia.

O valor resultante corresponderá a uma classe de eficiência energética representada numa escala de A++ a G. No caso dos acumuladores de A.Q.S., a classe mais elevada é a A e a mais baixa é a G.

No caso dos equipamentos combinados com dupla função de aquecimento e produção de A.Q.S., a classificação de cada um é indicada separadamente na mesma etiqueta. Esta incluirá também dados relativos à potência e ao nível sonoro do equipamento.

Equipamentos individuais: etiqueta de fábrica

Todas as caldeiras a gás/gasóleo, equipamentos de cogeração, bombas de calor, acumuladores e equipamentos produtores de A.Q.S. devem incluir a sua etiqueta correspondente. Todos estes produtos são fornecidos pela Viessmann com a etiqueta de eficiência energética correspondente, bem como com os dados técnicos do produto.

Instalação de vários equipamentos: etiqueta combinada

No caso dos sistemas formados por pelo menos dois componentes (por exemplo, caldeira e controlador), o instalador deverá indicar na sua proposta ao cliente a classe de eficiência energética de cada componente. A forma mais fácil de a determinar é através da ferramenta de cálculo que a Viessmann coloca à disposição dos seus instaladores e com a qual podem também criar diretamente a etiqueta correspondente.

Etiquetagem de instalações completas

No caso das instalações projetadas pelo instalador que combinam equipamentos e componentes diferentes da Viessmann, o instalador pode obter de forma fácil e rápida a classificação energética do conjunto através da ferramenta de cálculo. Para tal, apenas é necessário introduzir o nome ou a referência do produto e o programa indicará passo a passo o que deve ser feito durante o processo de cálculo da classificação energética da instalação. Por fim, é gerado um documento PDF com a etiqueta correspondente e a folha técnica de cálculo.

Como fornecedor completo de soluções, a Viessmann é capaz de oferecer este serviço quando todo o sistema provém de uma mesma fonte.

O instalador conseguirá obter uma maior eficiência ao combinar um sistema constituído somente por produtos da Viessmann, já que estão perfeitamente adaptados entre si. Com eles, será capaz de disponibilizar aos seus clientes um sistema com a máxima eficiência energética em qualquer área de aplicação, para todas as fontes de energia e para todos os requisitos.

Ferramenta de cálculo para etiquetas de eficiência energética

A Viessmann visa reduzir o trabalho dos instaladores ao máximo. Por este motivo, todos os equipamentos solicitados são fornecidos perfeitamente etiquetados. De igual forma, graças a esta ferramenta de cálculo, o instalador poderá ter autonomia para criar as etiquetas de que necessita adhoc de modo fácil e rápido, sejam elas de produtos padrão ou de instalações que tenha projetado de modo personalizado para o cliente.

Julho de 2015