A Viessmann celebra um ano de cumprimento com a Diretiva ERP

A poucos dias da entrada em vigor da nova Diretiva ErP, a 26 de Setembro de 2015, a Viessmann celebra um ano de conformidade com a mesma. A empresa de origem alemã iniciou, ainda antes de 2013, um processo de adaptação do seu catálogo de produtos de acordo com os mais rigorosos padrões de eficiência que culminou, em setembro de 2014, com a adoção da bomba de elevada eficiência em todos os equipamentos do seu portefólio de produtos.

A partir de 26 de Setembro de 2015, entram em vigor as directivas de EcoDesign e Ecolabelling para equipamentos de aquecimento e de produção de água quente sanitária, caldeiras, sistemas solares, bombas de calor e depósitos de água quente. Estes passarão a ser classificados por categorias de eficiência energética, cuja etiqueta irá assim proporcionar ao consumidor final uma boa base de comparação dos vários sistemas de aquecimento

Directiva relativa ao design ecológico (ERP)

A Directiva 2009/125/UE do Parlamento Europeu estabelece novos standards de
desenvolvimento ecológico que serão aplicáveis a todos os produtos comercializados
na União Europeia que utilizem energia (à excepção do setor de transportes). Estes
standards baseiam-se em:

•     Eficiência energética (para aquecimento e rendimento para produção de A.Q.S.)

•     Emissões NOx

•     Ruído, por exemplo, no caso das bombas de calor

Diretiva relativa à etiquetagem de eficiência energética

A Diretiva 2010/30/UE introduz a obrigação de indicar, através dos dados técnicos e da etiqueta, o consumo energético dos produtos relacionados com a energia. As escalas de classificação energética para o serviço de aquecimento e para a produção de A.Q.S. serão ligeiramente diferentes. A escala de aquecimento estará compreendida entre A++ e G, e a escala de produção de A.Q.S. estará compreendida entre A e G. Os equipamentos que disponibilizam os dois serviços necessitarão de etiquetas que incluam ambas as classificações.

Toda a gama da Viessmann está em conformidade com as normas europeias

A gama de produtos Viessmann já cumpre com os requisitos de eficiência exigidos pelas novas diretivas. Adicionalmente, a Viessmann tem vindo a desenvolver sistemas completos e pré-configurados, os quais serão fornecidos já com etiqueta do sistema e das especificações técnicas.

Vantagens para o consumidor

A etiqueta de eficiência energética garante ao consumidor que o produto cumpre com as normas mais exigentes de eficiência energética estabelecidas pela Diretiva ErP. Os dados são apresentados de forma clara e concisa, permitindo ao consumidor avaliar facilmente a eficácia do produto e comparar as várias soluções, incluindo diferentes tecnologias.

O desafio energético da Comunidade Económica Europeia

A Comunidade Europeia adotou o compromisso de tornar a Europa numa economia energeticamente eficiente e com emissões reduzidas de dióxido de carbono. Neste contexto as Directivas ErP e ELD contribuem para o cumprimento dos objetivos ambientais fixados pela União Europeia, mais conhecidos como “20-20-20”: redução em 20% das emissões de dióxido de carbono CO2, aumento em 20% das necessidades energéticas resultantes de fontes de energia renovável e menos 20% de consumo de energia até 2020

Setembro de 2015